Segundo estudos realizados pela Fundação Lemann, mais de 12 milhões de brasileiros estudam e pesquisam conteúdos pela internet. Esse importante dado ocorre por conta da era da informação, onde é possível consumir diversos tipos de conteúdo através de computadores e celulares, em qualquer lugar e qualquer hora.

Seja pela praticidade, pela correria dos afazeres cotidianos, muitas pessoas procuram aprender online e acessar o conteúdo quantas vezes for necessário para aprender uma nova profissão, aprimorar os conhecimentos, fazer uma atividade diferente, entre outros.

Nesse sentido, o formato de vídeo aula é a ferramenta mais utilizada no ensino online por conta de suas grandes vantagens:

-Atratividade do formato do conteúdo, quando é possível transmitir o conhecimento com um professor e outros recursos como gráficos, imagens, animações e trilha sonora.

-Facilidade na disposição, fazendo o download, pausar, repetir e acelerar o conteúdo sempre que o usuário desejar.
Se você é professor, ou quer entrar no mundo da produção de conteúdos, o Blog da DP2 Comunicação separou dicas importantes para você saber como fazer vídeo aula de qualidade. Confira:

Primeiro: O que é uma vídeo aula?

Antes de fazer é preciso entender o conceito. Vídeo aula trata-se de uma transmissão de conteúdo didático ou treinamento em formato de vídeo com a presença de um ou mais instrutor que informa sobre determinado assunto usando diversos recursos como animações, infográficos, áudios, imagens, trilha sonora, entre outros. Agora que você já sabe o que é uma vídeo aula, veja como produzir este conteúdo:

-Estude todo o tema que será abordado na vídeo aula

Seja para falar de finanças, regras de gramática, como fazer pintura em tecido ou uma aula de culinária, é preciso ser completamente capacitado para transmitir um conteúdo rico em informações relevantes para o usuário. Por isso, é essencial estudar todos os pontos do tema que será abordado e a partir do estudo minucioso, executar o planejamento.

-Planejamento e roteiro da vídeo aula

Depois de estudar todos os pontos relevantes do conteúdo que será explanado, está na hora de decidir o que será transmitido. Para isso, faça um planejamento utilizando como base o início, meio e fim do seu conteúdo. Depois de encontrar esses princípios, faça o roteiro, desenhando em detalhes o que será mostrado em cada parte dos conteúdos. É essência acrescentar em seu roteiro em qual parte você precisará de outros recursos, como animações, imagens, áudios, etc.

-Treine a sua didática

Em definição: didática significa a capacidade de transmitir conhecimento. Para ter didática, é preciso treinar a fala de seu conteúdo. Faça vários exercícios na frente da câmera, olhando para o espelho e falando com familiares e amigos. Não se esqueça de adequar a linguagem ao seu público-alvo, um fator importante que garante uma boa explicação e repercussão de seu conteúdo.

-Tenha o equipamento adequado.

Equipamentos de qualidade garantem uma vídeo aula de qualidade. Por isso, é necessário ter uma câmera e equipamentos de captação de áudio que permitam essa qualidade. Fique atento à posição, enquadramento, iluminação e microfones.

-Ofereça o que é diferente

É muito importante estar de olho no que os concorrentes estão fazendo e pesquisar melhorias para o seu conteúdo ser o diferente e mais atrativo para o usuário. Lembre-se de realizar pesquisas aprofundadas para evitar erros que possam causar uma bola de neve e prejudicar todo o seu trabalho.

Videoaula com a DP2 Comunicação

Agora que você já sabe como produzir uma vídeo aula, esteja preparado para procurar os melhores profissionais para executar o seu projeto. A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos com um excelente time de profissionais para produzir a sua vídeo aula com qualidade e profissionalismo. Entre em contato e saiba mais informações