Em plena era da informação, milhões pessoas buscam diversos tipos de conteúdos na internet. Seja qual for o assunto, se o seu conteúdo está em formato de vídeo tutorial, as chances de sua marca e seu produto se tornarem um sucesso é muito grande.

Vídeo tutorial é o tendência adotada por grandes empresas, youtubers e por aqueles que querem alcançar o sucesso de forma mais rápida. Através de um passo a passo, é possível ensinar o usuário fazer algo utilizando o seu produto, uma estratégia que está alavancando os resultados de diversos segmentos.

Por isso, o Blog da DP2 Comunicação reuniu dicas e as vantagens para você saber como fazer vídeo tutorial de qualidade. Confira:

Vídeo Tutorial: Faça Você Mesmo

 

1-Escolha e Entenda o Tema

É preciso conhecer e saber todos os pontos do tema que você escolheu. Afinal de contas, o vídeo tutorial tem a finalidade de ensinar algo para o seu consumidor de forma que não deixe dúvidas. Com o tema definido, busque vídeos e outros tipos de conteúdo como referência para evitar erros e até mesmo para surgir novas ideias.

2- Faça o Roteiro

O Blog da DP2 Comunicação já explicou em outros conteúdos que o roteiro é uma ferramenta fundamental para a qualidade do seu produto final. Organize suas ideias, faça um detalhamento de tudo o que será necessário para a produção de seu vídeo tutorial. Lembre-se que o vídeo tutorial tem a finalidade de ensinar algo e para isso, o seu conteúdo precisa estar compassado e dinâmico.

3- Hora De Gravar

Esse é o momento para mostrar sua marca e produto de forma atraente. Por isso, escolha um local apropriado, silencioso e com boa iluminação para realizar a gravação do vídeo tutorial. Se seu conteúdo tem a finalidade de ensinar a fazer algo, certifique-se de mostrar todos os itens necessários e opte por deixá-los à mostra. Aposte em imagens com foco em detalhes e uma boa captação de áudio em casos de falas e narração.

4-Tenha Cuidados Com o Áudio

Falando em narração, se o seu vídeo tutorial será no formato de videoaula ou passo a passo para a produção de algum objeto ou atividade, sua fala precisa ser treinada para que a explicação seja a melhor possível. Por isso, faça um roteiro com todo o texto e repita o conteúdo diversas vezes, use a entonação e linguagem ideal para o seu público-alvo. Outro importante detalhe para saber como fazer vídeo tutorial é a utilização de trilhas sonoras para compor todo o conteúdo. Invista em músicas e efeitos que façam parte do seu conteúdo e principalmente, do público-alvo.

5-Edição

A edição é fundamental para a produção do seu vídeo tutorial. Para que aconteça de forma natural e dinâmica, respeite todas as etapas desenhadas em seu roteiro. Durante a edição, faça cortes específicos para deixar o material mais atraente e evitar excessos que possam atrapalhar o entendimento do conteúdo. O vídeo tutorial tem por finalidade ensinar, por isso, evite muitos efeitos e outros detalhes que possam atrapalhar ou tirar o foco.

6- Compartilhe

O compartilhamento do conteúdo é fundamental para promover sua marca e produto. O Youtube é a plataforma referência em vídeos tutoriais. Compartilhe no Youtube, redes sociais e espere o resultado positivo.

Vídeo Tutorial Com a DP2 Comunicação

A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos que possui um time de profissionais altamente qualificados para produzir os melhores conteúdos em diversos segmentos. Entre em contato e saiba como fazer vídeo tutorial com alta qualidade e profissionalismo.