Animações 3D são uma tendência que só cresce. Seja para a elaboração de um vídeo inteiro nesse formato, seja para criação de detalhes que complementarão um vídeo tradicional, esse tipo de animação dá um toque especial ao conteúdo. Não é à toa que cada vez mais sites e softwares especializados nesse formato de animação estão surgindo. Seja para amadores, seja para profissionais, as opções são para os mais variados gostos e bolsos. Confira alguns dos melhores programas para fazer animação 3D.

  • Tinkercad: ideal para quem está começando a aprender modelagem 3D pois permite a criação de animações simples, esse programa se destaca por rodar direto no navegador, sem a necessidade de instalação na máquina. Basta criar uma conta para começar a usar. Dentro da plataforma tem uma área dedicada a tutoriais que merece ser visitada, especialmente por aqueles que não tem grandes noções em criação 3D.
  • 3D Canvas: outro programa dedicado a iniciantes, o 3D Canvas tem interface intuitiva. É necessário instalar o programa na máquina para usar, porém o download é gratuito. Aviso importante: o programa só roda no Windows XP e versões anteriores, o que acaba sendo um empecilho para boa parte dos usuários. A maior vantagem é que ele é leve.
  • Blender: um dos softwares mais populares do mundo quando o assunto é criação em 3D, o Blender é gratuito para download. Mesmo sendo grátis, ele é considerado bem completo de ferramentas para o desenvolvimento em 3D. A interface do programa vem melhorando ao longo do tempo e já é considerada mais intuitiva. Uma das coisas mais legais sobre o Blender é a comunidade ativa de usuários do software em português, o Blender Hoje. Lá é possível criar uma conta, expor suas dúvidas e ajudar outros usuários e esclarecer as dúvidas deles. Por todos esses motivos, o Blender pode ser considerado como um dos melhores programas para fazer animação 3D disponíveis.
  • 3DStudio Max: desenvolvido pela Autodesk, é provavelmente o melhor programa de modelagem 3D e o mais conhecido e difundido no mundo. Por ser dotado de ferramentas, atende uma gama completa de necessidades para os mais diversos tipos de públicos, desde iniciantes até profissionais. O software é pago e o pagamento funciona naquele modelo de planos de assinatura. Há desconto para estudantes que queiram usar o 3DS.
  • Maya: também desenvolvido pela Autodesk, esse software pode ser considerado uma versão ainda mais avançada do 3DS Max. Utilizado por produtoras de cinema e de criação de jogos, esse poderoso software é ideal para criação de computação gráfica avançada tanto para audiovisual quanto para games de ponta com avançados efeitos visuais. Também é pago e estudantes têm condições especiais de assinatura.
  • ZBrush: programa desenvolvido pela Pixologic, o ZBrush tem como foco a produção de modelagem 3D com uma pegada mais artística. Sabe aquelas animações feitas a partir de massinha de modelar? Pois então, é no ZBrush que as miniaturas ganham vida e movimentos. Por envolver uma série de detalhes, é um programa para quem já entende do assunto, pois a interface não é considerada muito intuitiva. Em todo caso, diversos tutoriais auxiliam aqueles que querem se aventurar a utilizar o ZBrush, fazendo dele um dos melhores programas para fazer animação 3D artística. No site também tem um blog, uma área que oferece pequenos cursos online sobre o programa e uma comunidade que conecta os usuários (em inglês). O programa é pago.

Animação em 3D com a DP2 Comunicação

A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos com profissionais altamente qualificados para a produção de conteúdos e animação em 3D de alta qualidade. Faça o seu conteúdo com profissionalismo e alta qualidade.