Aos poucos, o Instagram foi se transformando numa das maiores redes sociais não só do Brasil como do mundo. Conectado a outras redes como o Facebook e o Twitter,o Instagram ultrapassou em 2018 a marca de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo. É uma das redes que mais crescem, com taxas na casa dos 5% por semestre. Aqui no Brasil, estima-se que cerca de 50 milhões de brasileiros usem a rede social.

Boa parte desse sucesso vem das ferramentas que a rede proporciona. O Instagram começou como uma rede social exclusiva de fotos. Mas ao longo do tempo passou a incluir vídeos, “stories” e,mais recentemente, vídeos longos. Isso traz uma gama de possibilidades de uso tanto para perfis pessoais quanto empresas. Você sabe como criar vídeo para Instagram?

Antes de começar a produzir um vídeo para Instagram é importante traçar qual será o objetivo daquele material. Será um anúncio? Um tutorial? Um vídeo para responder dúvidas? Quer atrair seguidores ou fortalecer a relação com os que já tenho? Ter bem em mente a resposta a essas questões dá base para um vídeo de sucesso.

Outra dica importante é estudar qual o melhor horário para publicação do vídeo. Se for um anúncio pago, essa questão não importa tanto. Mas se o objetivo é engajamento orgânico, é fundamental descobrir em quais horários seu público mais acessa o Instagram. Como descobrir isso? Fazendo testes! Publicando conteúdo em diferentes horários por um certo período de tempo e ir analisando o alcance.

Crie uma linguagem que agrade seu público e mantenha ela. Aos poucos, a cabeça da audiência vai sendo moldada de modo a encarar sua marca como sendo uma persona. Isos gera confiança.

Os vídeos tutoriais são um sucesso. Vale a pena apostar em stories curtos com dicas rápidas e também em vídeos um pouco mais longos postados no feed ou no IGTV. Contas com mais de 10 mil seguidores podem anexar links aos stories, o que pode ser uma ótima ferramenta para trazer tráfego a seu site. Aliás, stories geralmente são a primeira coisa que os usuários veem quando entram no aplicativo, o que só reforça a importância de criar conteúdo diário para lá.

Dedique tempo a criar uma vinheta para seus vídeos para Instagram. Use efeito sonoro agradável e marcante. Você pode pedir ajuda profissional para criar sua vinheta caso não queira fazer sozinho. Logos, arte gráfica, animações… tudo pode dar um toque especial a abertura de seus vídeos quando bem usados.

Ao postar o vídeo no Instagram, use hashtags que tenham relação direta com aquele conteúdo. Preste sempre atenção nos comentários do público. Se gostaram do conteúdo, se não gostaram, o que querem ver… esse trabalho de apuração ajuda a criar expertise para melhorar ainda mais os próximos materiais postados.

O mais legal de fazer vídeos para Instagram é a praticidade de gravar e editar nos próprios smartphones. Aplicativos como IMovie e Yakit (apenas para IOS) podem fazer modificações como cortes, melhora de iluminação e adição de trilha em seu vídeo. Outros aplicativos como o 8mm Vintage Camera e o CamCorder permitem a gravação de vídeos com filtro “vintage”, o que pode dar um efeito todo especial (disponíveis tanto para Android quanto IOS). Já o Inshot e o Drool (IOS e Android) têm como foco produção de vídeos curtos e divertidos para os stories. Todos esses aplicativos são intuitivos, ou seja, pessoas sem muita experiência aprendem a usá-los com certa facilidade. Quanto mais você usa, mais ferramentas interessantes pode extrair deles.

Sejam quais forem seus objetivos para criar vídeos para  Instagram, o mais importante é colocar a cabeça pra funcionar, pensar fora da caixa e usar a criatividade. Quando você conhece a fundo seu público, acaba descobrindo do que ele gosta e o que quer ver, tornando a criação de conteúdo muito mais fácil, divertida e eficiente.

Vídeos para Instagram com a DP2 Comunicação

A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos que possui um time de profissionais que realizam a produção de vídeos para Instagram para diversos segmentos. Entre em contato e saiba como produzir o melhor conteúdo.