A realização de um evento é sempre um momento especial. Não só porque trata-se da celebração de algo importante, mas também porque houve muito planejamento e trabalho envolvido na concretização do mesmo. Nesse sentido, é natural que a cobertura do evento (em vídeo e foto) seja uma tarefa importante e que tenha suas próprias especificações.

Geralmente, o principal motivo para a realização da cobertura de um evento é o registro da ocasião. Mas muitas vezes o material registrado não fica apenas guardado, ele é usado em vídeos institucionais, produção de materiais para o site da empresa, criação de conteúdo para distribuição para imprensa (releases) e também pode servir como banco de reserva de imagem e vídeo para futuros projetos da organização. Mas para que a cobertura renda material para todos esses objetivos, algumas coisas devem ser observadas na hora de realizar o trabalho. Nesse sentido, como fazer cobertura de eventos?

Dicas para realizar a cobertura

O primeiro passo para saber como fazer cobertura de eventos é separar os equipamentos que serão usados. Câmeras profissionais, equipamentos de iluminação e de captação de áudio, tripés e por aí vai. É importante testar todos os equipamentos antes da cobertura para evitar imprevistos.

Se possível, o profissional que realizará a cobertura do evento deverá visitar o local com antecedência. Isso permitirá que ele pré-visualize em sua cabeça mais ou menos como fará a cobertura, onde posicionará o equipamentos, quais ajustes precisam ser feitos para extrair o melhor ângulo e por aí vai.

Mas não adianta apenas pensar, é preciso colocar em palavras. A criação de um   roteiro da cobertura é fundamental tanto para nortear o profissional quanto para mostrar ao realizador do evento mais ou menos como será a cobertura.

O segredo de uma boa cobertura é aliar técnica à criatividade. Gravar com a câmera na mão, por exemplo, produz imagens mais dinâmicas. Fundo desfocado, baixa profundidade de campo e imagens panorâmicas podem trazer charme ao produto final. A depender do tamanho do evento e do orçamento, uma maneira interessante de conseguir imagens incríveis é através de filmagem usando drones. Esses pequenos equipamentos aéreos captam imagens a até 150 metros de altura.

Existem diversas empresas especializadas em captação de imagens via drone.

Os convidados (ou a plateia) são parte essencial em um evento e devem receber atenção do cinegrafista. Durante a cobertura do evento, captar as reações da plateia, os convidados interagindo entre si e registrar momentos de descontração, por exemplo, são fundamentais para a criação de materiais interessantes que realmente contem como foi o evento.

Cenário e os anfitriões também devem receber atenção do profissional que está cobrindo o evento. Imagens do local antes da festa, closes no detalhes, palco, mesas, decoração, tudo deve ser captado. Dependendo do tipo de vídeo previamente pensando no roteiro, pode ser interessante captar depoimentos e realizar entrevistas com os anfitriões e, quem sabe, com alguns convidados.

Por fim, o profissional de cobertura de eventos deve estar sempre preparado para enfrentar adversidades. Baterias extras, carregadores, adaptadores de tomada, cartões de memória a mais… tudo isso deve ser levado de modo a evitar contratempos. Planejamento, essa talvez seja a palavra chave do sucesso de uma cobertura.

Cobertura de eventos com a DP2 Comunicação

A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos com profissionais qualificados para produzir vídeos de cobertura de eventos de diversos segmentos. Entre em contato e saiba mais.