A popularização do uso de smartphones e seus aplicativos de vídeo como o Instagram acabou revertendo uma velha regra da gravação de vídeos: gravar sempre na horizontal. A criação de stories ou e conteúdo em vídeo para o IGTV do Instagram, por exemplo, fez com que vídeos filmados na vertical se tornassem não só uma prática aceitável, mas também um padrão de formato.

pesquisa TIC Domicílios 2017, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. mostraram que cerca de 49% dos brasileiros usam o celular como principal ou único meio de acesso à internet. Sendo assim, a preocupação em criar vídeos verticais para gerar boa experiência ao usuário de smartphone é mais do que necessária, é urgente.

Os vídeos verticais transmitem três sensações ao usuário: intimidade, imersão e imediatismo. São íntimos porque transmitem a sensação de algo personalizado, feito pensando no espectador. São imersivos porque preenchem toda a tela sem necessidade de rotação por parte do usuário. E são imediatos porque podem ser feitos com o próprio celular e postados na hora. Mas como fazer vídeos verticais sem comprometer a qualidade do projeto?

É o momento do Instagram

O Instagram é o grande protagonista nessa revolução dos vídeos verticais. O aplicativo já tem mais de 1 bilhão de contas ativas ao redor do mundo. Um vídeo vertical para o Instagram Stories deve estar na proporção 9:16 e os vídeos podem ter no máximo 15 segundos. É uma ferramenta ideal para publicidade, dicas rápidas e pequenos anúncios. É possível pagar para ter seu vídeo exibido em contas segmentadas.

Para o IGTV, o formato é o mesmo (9:16) e é possível postar conteúdo em alta definição de até 10 minutos. Sendo assim, pode ser legal postar no IGTV tutoriais, demonstrações, entrevistas e por aí vai. O IGTV suporta arquivos de até 650MB. Algumas contas grandes e verificadas têm a opção de postar vídeos maiores e mais pesados, porém essa é uma ferramenta disponível para poucos.

Dicas para gravação e edição

As dicas para gravar um vídeo vertical são basicamente as mesmas para qualquer tipo de vídeo:atenção com a boa iluminação e áudio de qualidade, criatividade na edição e inserção de trilha sonora e materiais gráficos (vinheta, texto, etc). Aplicativos gratuitos de celular como Cute Cut e Inshot (disponíveis para Android e IOS) permitem a edição de vídeos verticais, adicionando filtros, realizando cortes e colocando texto e trilha sonora.

Como os vídeos verticais são gravados diretamente pelo celular, é preciso se atentar para não “tremer” na hora de gravar. O uso de tripé é bastante útil para obtenção de melhores resultados, embora a impressão  de um certo “amadorismo” possa ser interessante dependendo do projeto.

A criatividade é a chave para o sucesso de um vídeo vertical. Gravar dessa maneira permite a criação de novas narrativas, novos jeitos de filmar, novos ângulos. As possibilidades são muitas e devem ser exploradas. Em todo caso, é muito mais prático já gravar no formato correto pois a transformação de um vídeo horizontal em vertical envolve uma série de riscos, especialmente no que diz respeito aos cortes, o que pode comprometer todo o projeto.

Vídeos Verticais com a DP2 Comunicação

A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos especializada e produções para empresas de diversos segmentos. Entre em contato e saiba como produzir vídeos em alta qualidade.