O Brasil é um dos países onde o comércio eletrônico mais cresce no mundo. Só para se ter uma ideia, dados da pesquisa Webshoppers 2018,realizada pela Ebit em parceria com a Elo, mostram que o faturamento do e-commerce foi de R$ 47,7 bilhões em 2017. Esse montante representa aumento de 7,5% em relação a 2016, quando o setor registrou R$ 44,4 bi. Foram mais de 111 milhões de pedidos!

Tais dados só reforçam como cada vez mais  pessoas estão comprando e fazendo negócios usando a internet. Hoje em dia é muito fácil criar uma loja virtual. Seja através de site próprio, seja começando através de uma página em sites como Enjoei, Mercado Livre ou em alguma rede social, o comércio eletrônico está ao alcance de todos. Simples, rápido e prático.

A mesma pesquisa Webshoppers mostrou que cerca de 55 milhões de brasileiros fizeram compras online em 2017. Mas diante desse mercado enorme, com uma concorrência cada vez maior, como se destacar? A exposição de seus produtos através de vídeo pode ser uma ferramenta simples e eficiente.

O portal E-Commerce Brasil lista as vantagens de se investir na criação de vídeos para loja virtual. O reforço para a tomada de decisão do consumidor, possibilidade de mostrar mais detalhes dos produtos, aumento do engajamento, probabilidade do aumento do tempo de navegação do visitante, informações que são passadas em menos tempo e o compartilhamento do conteúdo se torna mais natural. Sem contar que a credibilidade do e-commerce que aumenta. Mas, como fazer vídeo para loja virtual?

Se você ainda não tem um vídeo apresentando sua loja virtual, então ele é o primeiro que deve ser feito. A dica inicial é conhecer bem qual o público-alvo da sua loja. A partir do momento em que você conhece, saberá adequar a linguagem do vídeo de modo a atingir especificamente seu público. Com o público-alvo bem em mente, esboce o roteiro do vídeo. Use linguagem apropriada, se atente ao Português e tente expor o máximo de qualidades da sua loja no menor tempo possível. Pense no vídeo da sua loja como um comercial de televisão, quanto mais curto e criativo, mais ele cativará a atenção do público. Um minuto de vídeo pode ser tempo mais que o suficiente para fazer isso, embora isso não seja uma regra.

Não cite preços no vídeo para loja virtual. Caso cite produtos específicos, mantenha a descrição do vídeo atualizada com os links e preços. Dessa forma, o preço pode até mudar, mas o video permanecerá o mesmo.

Se atente a qualidade de áudio e vídeo na gravação. Isso é fundamental. Uso de trilha sonora e materiais gráficos também podem dar um toque especial ao produto final. Caso não saiba usar essas ferramentas, pode aprender na prática através de tutoriais e programas gratuitos, ou contratar um editor que irá realizar essas etapas técnicas profissionalmente.

Por fim, crie  um canal no Youtube para sua loja. Deixe o vídeo de apresentação da loja em destaque mas não pare de produzir conteúdo. Estabelecer uma relação com os seguidores pode gerar bons frutos a médio e longo prazo. Além do vídeo de apresentação da sua loja virtual, você pode criar vídeos para FAQ, ou seja, esclarecendo dúvidas dos consumidores. Pode criar vídeos focados em produtos, com dicas de uso, tutoriais de como usar, curiosidades, etc. Pode usar influenciadores digitais para atingir seu público-alvo e pode criar vídeos focados no pós-venda, mostrando como efetuar trocas, fazer devolução, entre outros.As possibilidades são muitas e todas elas geram impactos e resultados diferentes.

Vídeo para loja virtual com a DP2 Comunicação

A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeo que conta com um time de profissionais para a produção de vídeo para loja virtual com qualidade para diversos tipos de produtos. Entre em contato e saiba mais.