Desenvolver um vídeo em Stop Motion significa experimentar um pouco como foi o desenvolvimento do audiovisual. As primeiras animações, por exemplo, nada mais eram do que diversos desenhos com alterações milimétricas entre eles passando de maneira rápida para dar a ilusão de movimento. Esse conceito também se aplica às primeiras produções audiovisuais: fotos em sequência aceleradas para criar movimento.

Até pouco tempo atrás, fazer um vídeo stop motion era uma tarefa trabalhosa e manual. Hoje existem diversos aplicativos que permitem ao usuário experimentar essa técnica que além de divertida também pode ser usada como diferencial na hora de criar conteúdo direcionado. É tudo tão prático que é possível gravar, editar e exportar vídeos stop motion diretamente do celular sem necessidade do uso de computadores.

Um dos aplicativos mais populares para fazer um vídeo stop motion é o Stop Motion Studio, app disponível para usuários IOS. Gratuito para baixar, o SM Studio permite a criação de vídeos mais simples para usuários não pagantes e disponibiliza uma série de pacotes de edição para os pagantes. Considerado intuitivo e fácil de usar, o aplicativo tira uma série de fotos sequenciadas para criar a animação. Também existe a opção de automatizar o clique, cujo timer varia entre 5 e 90 segundos, permitindo que o usuário deixe o celular num tripé, por exemplo. Após a captação das imagens, o vídeo stop motion poderá ser editado no próprio aplicativo através de pacotes de edição gratuitos e pagos que permitem desde pequenas mudanças até uma edição mais elaborada.

Os usuários Android tem a opção de utilizar o Estúdio Stop Motion, versão do Stop Motion Studio disponível no Google Play Store. Tem praticamente as mesmas funções da versão IOS e permite o compartilhamento do vídeo produzido diretamente no Youtube ou no Facebook.

Outro aplicativo que ensina como fazer um vídeo stop motion é o PicPac Stop Motion & TimeLapse. Disponível para Android, o app é gratuito para baixar e pode ser turbinado com pacotes de edição pagos. Esse aplicativo permite que o usuário selecione fotos da galeria e trabalhe a partir delas. É bastante simples de usar e permite o acréscimo de áudio ou de trilha sonora facilmente. A versão gratuita produz vídeos em qualidade 360p, já a versão paga pode produzir em até 1080p.

O aplicativo para fazer vídeo stop motion mais bem avaliado pelos usuários Android é o Stop Motion Maker – Life Lapse. Apesar de não estar disponível em língua portuguesa, ele é fácil de usar. É descrito como uma ótima opção tanto para vídeos profissionais quanto amadores. É gratuito para baixar e possui funcionalidades grátis e pagas. Uma das mais interessantes é a “Day Video Diary” que permite que os usuários captem até 3 segundos de um momento por dia e no final do mês produzam um vídeo em stop motion que conte rapidamente como foi o mês. O aplicativo também promete excelentes resultados em gravações do tipo “Flat Lay Video”, aqueles vídeos gravados de cima e que focam apenas na ação das mãos.

Vídeo Stop Motion com a DP2 Comunicação

A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos com profissionais altamente qualificados para a produção de conteúdos para os mais diversos segmentos. Entre em contato e produza seu vídeo stop motion com alta qualidade.