A locução é uma estratégia fundamental na produção de conteúdos institucionais, de marketing ou educativos. Através da fala, é possível transmitir sensações, emoções e a autoridade do seu conteúdo, transmitindo confiança ou usuário.

Por isso, a locução para vídeos deve ser um trabalho organizado e muito bem feito, para garantir que a união de imagens, edição e conteúdo sejam mais assertivos. Para entender mais sobre o assunto, veja as dicas do Blog da DP2 Comunicação indica como fazer locução para vídeos de forma simples e profissional. Confira:

Como fazer locução para vídeos

A Locução para vídeos não significa simplesmente falar sobre o conteúdo da produção. Um exemplo, vídeos para demonstração de produtos ou serviços precisam de uma locução mais ativa, atraente que leve o usuário a ter interesse por aquilo que está sendo vendido. Já a locução para vídeos institucionais precisa ser mais direta e envolver o usuário para que ele entenda e sinta confiança ao conhecer a sua marca. Veja um passo a passo de como fazer locução para vídeos para o seu negócio:

Tenha um roteiro: Assim como a produção e edição de vídeo precisam de um roteiro. O roteiro para locução precisa ter todas as informações sobre o vídeo que necessita de narrativa para entender o cenário e o contexto do conteúdo. Também deve estar no roteiro a identificação do público-alvo, assim é possível saber qual o tom de sua voz e a linguagem são adequadas para a locução.

Leia diversas vezes: Essa é uma importante dica para fazer a locução de vídeos. Ler diversas vezes faz o cérebro reconhecer as palavras e o conteúdo de uma forma mais natural. Além disso, a leitura permite que você encontre palavras e termos mais simples para fazer a locução de forma mais direta.

Fale de forma natural: Engrossar ou afinar a voz pode deixar a sua locução muito artificial e transmitir sensações negativas. Para evitar essas situações, repita em voz alta o texto diversas vezes. Quanto mais repetir, mais natural as palavras vão ficar. Além disso, realize os seguintes passos para deixar a sua locução mais preparada:

-Use tons acentuados em trechos do texto onde existe relevância para a demonstração do conteúdo;

-Tenha ênfase diferenciada em cada parágrafo do texto;

-Pesquise termos e palavras específicas da forma de linguagem de seu público-alvo e use de forma natural;

Esteja presente na edição de áudio: Durante a edição de áudios, é comum que alguma parte da locução precise ser refeita ou até mesmo novos trechos devem ser adicionados. Portanto, faça parte dessa etapa e esteja pronto para novas gravações.

Locução para videos com a DP2 Comunicação

A DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos com um time de profissionais que realizam a produção de vídeos tutoriais para diversos segmentos. Entre em contato e saiba como produzir o melhor conteúdo para sua empresa.