Para os que amam o cinema, a produção de um curta metragem pode ser o grande passo para viver a experiência dos bastidores da sétima arte. Com tantos recursos de filmagem em câmeras e até mesmo nos smartphones, é possível executar aquele roteiro que tanto deseja.

Para saber como fazer curta metragem, o nosso blog separou alguns passos importantes. Confira:

  • Tenha um Bom Roteiro – Antes de começar a pensar em como fazer curta metragem, responda a seguinte pergunta: Você assistiria a esse curta metragem se outra pessoa o fizesse? Não se assuste se a primeira resposta que você pensar ser negativa. A melhor forma de estar seguro e ter uma resposta positiva é estudar para produzir um roteiro rico em detalhes.
    Preocupe-se em adequar história, personagens às posições de câmeras, enquadramentos, efeitos visuais que serão usados nas cenas, etc.
    Um exercício fundamental para você saber como fazer curta metragem é analisar roteiros de produções conhecidas e até mesmo premiadas. Assista o curta metragem e analise o roteiro ao mesmo tempo para observar a composição das cenas, diálogos, etc.
  • Tenha um Orçamento Detalhado – Não importa se a produção terá um minuto, cinco minutos ou mais. Para qualquer produção, é fundamental ter o orçamento detalhado. Tenha anotado em uma planilha todos os gastos envolvidos, desde aluguel ou compra de equipamentos, iluminação, locação, pagamento de atores, funcionários, objetos de cena, etc. Sem orçamento, você pode gastar mais dinheiro do que o necessário e pode comprometer a execução de sua produção.
  • Cuide da Pré-Produção com Muita Atenção – O período de pré-produção é essencial para garantir a qualidade da produção e o produto final e evitar ao máximo os imprevistos. Certifique-se das autorizações de filmagem para locações, pessoas e uso de equipamentos. Se precisar contratar atores, faça anúncio para audições e separe um determinado tempo para realizar essa etapa. Visite os locais de filmagem e observe todos os detalhes, alguns lugares podem exigir equipamentos específicos e redução da equipe de trabalho, por exemplo.
  • Faça um Storyboard – Após a confecção de um roteiro detalhado, conhecimento dos locais de filmagem e orçamento realista, está na hora de projetar seu curta metragem. O storyboard é um tipo de revista em quadrinhos que deve ilustrar tudo o que acontecerá na produção. Mesmo que você não saiba desenhar tão bem, faça o máximo que puder, desenhando cena por cena para economizar tempo de produção e gravação, eliminando decisões e escolhas de última hora que podem comprometer a qualidade do curta metragem.
  • Cuidados Com a Filmagem – Os cuidados com a filmagem vão desde a escolha dos equipamentos até a equipe de filmagem vistos ainda na fase do orçamento. Certifique-se se todos os equipamentos estão funcionando e estarão prontos para o tipo de filmagem de cada cena.
  • Fuja dos Clichês – Algumas técnicas de efeitos de som, efeitos de transição, cenas de ação, sequência de sonhos são clichês e podem desqualificar sua produção independente. Estude técnicas tradicionais e contemporâneas para fazer um curta metragem original.
  • Seja Observador e Crítico – Não confie apenas nas lentes da câmera. Tenha uma visão crítica geral sobre a atuação, a qualidade da filmagem, a escolha das técnicas e estilo de gravação. Escute opinião de pessoas que participam do projeto e analise tudo com muito cuidado para tomar as melhores decisões.
  • Preocupe-se com o Armazenamento – Outro importante passo para a produção de um curta metragem é a forma de armazenamento das imagens e áudio. Preocupe-se em não perder nenhum compilado, guardando as informações em dispositivos de alta qualidade.
  • A Edição – Um dos mais importantes fatores da produção de um curta metragem é a edição. Nessa fase, é extremamente importante a revisão de todas as cenas com muita consistência. Utilize os melhores programas de edição, e sempre avalie procurando a melhor estratégia e forma de edição.

Produção de Curta Metragem com a DP2 Comunicação

A DP2 é uma produtora de vídeos com profissionais especializados em diferentes áreas de atuação de vídeos, entre elas, como fazer curta metragem com qualidade em todas as etapas.