Quanto mais a tecnologia evolui, mais opções interessantes de criação de vídeos surgem ao alcance de todos os usuários. Se antes produzir audiovisual com técnicas avançadas de cinema era algo disponível apenas para profissionais do ramo, hoje existem aplicativos que executam praticamente qualquer técnica com simplicidade e rapidez. É o caso da técnica Time Lapse, por exemplo. Atualmente, é possível criar um vídeo em Time Lapse usando apenas um aplicativo de celular.

Mas para começar, você sabe o que é Time Lapse? Trata-se de uma técnica que acelera muito a passagem de vídeos de longos períodos de modo a transformá-los em produções de curta duração. Um vídeo Time Lapse contém aproximadamente 30 frames por segundo. Isso significa que um vídeo de 10 segundos nessa técnica terá aproximadamente 300 frames. Um vídeo em Time Lapse geralmente é gravado com a câmera presa a um tripé ou a algum suporte estático. Essa técnica é bastante utilizada para mostrar evoluções, como a construção de um prédio, a mudança de uma paisagem, o desabrochar de uma flor e por aí vai.

Além do Time Lapse, existe outra técnica bastante parecida que produz efeitos similares: o HyperLapse. A diferença de uma para outra está nos detalhes: enquanto o Time Lapse filma estaticamente, o Hyperlapse filma com a câmera alternando entre estática e períodos de movimento. Em alguns momentos o filme é acelerado, já em outros ele progride normalmente, o que produz um efeito diferenciado.

O efeito final de um vídeo em Time Lapse é muito interessante, mas é uma técnica que exige bastante paciência. Por exemplo, se você quer criar um vídeo curto mostrando a evolução de uma obra ao longo do mês, vai precisar realizar um número considerável de captações de imagem por vários dias. No final das contas, Time Lapse é uma técnica que exige planejamento.

Caso tenha se animado e queira criar um vídeo em Time Lapse, confira 4 aplicativos de celular que te permitem exercitar a técnica e fazer vídeos incríveis:

  • TimeLapse Camera: um dos apps mais populares da Google Play Store para criar um vídeo em Time Lapse, o TLC é uma excelente opção pois todas as suas funções são gratuitas. Fácil de usar e totalmente em português, o TimeLapse Camera permite captação de áudio original ou adição de trilha sonora. Outro diferencial bastante prático é a possibilidade de exportação do material editado diretamente para o Youtube.
  • iLapse: disponível para usuários IOS, é um aplicativo relativamente simples. Não permite adição de áudio. O diferencial são as 16 funções disponíveis para mesclagem de imagens, o que pode gerar efeitos bem interessantes. O aplicativo foi configurado para salvar automaticamente o que está sendo capturado caso a bateria esteja fraca. É pago.
  • Lapse it: disponível tanto para Android quanto IOS, o aplicativo é gratuito para download, mas a maioria das funções só está disponível na versão para pagantes. Possui uma variada quantidade de efeitos e filtros, como preto e branco, vintage dentre outros. Grava em alta definição (1080p) e permite exportar e compartilhar o conteúdo diretamente para Youtube e Facebook.
  • Framelapse: apenas para Android, esse aplicativo ainda não está disponível em português. Possui a versão gratuita, com algumas funções, e a versão paga com complementos interessantes. Os diferenciais do Framelapse são: controle do intervalo dos frames, opção de zoom, autofoco e a possibilidade de utilização tanto da câmera traseira quanto da frontal.
  • Bônus: usuários de Iphone têm a função Time Lapse disponível na câmera de seus celulares. É possível criar um vídeo em Time Lapse diretamente por lá e posteriormente editá-lo tanto no próprio celular quanto em programas de edição.

Vídeo em Time Lapse com a DP2 Comunicação

Para quem deseja uma produção com gravação e edição mais profissional, a DP2 Comunicação é uma produtora de vídeos com profissionais altamente qualificados para a produção do seu conteúdo com máxima qualidade.